Por Brandon Jones
Em 2016, eu visitei Brasil por duas semanas. Durante esta viagem, eu aprendi poucas palavras, como oi, tchau, custa e banheiro. Naquele tempo, eu não sabia que dois anos depois eu voltaria ao Brasil.
Em 2018, eu e minha família nos mudamos para o Brasil. Quando chegamos, nós não falávamos quase nada de português! Tudo era estranho para nós também — o tempo, o clima, o trânsito, a comida — tudo!
Porém, as pessoas eram familiares para nós. Os Brasileiros são amigáveis e alegres. Apesar de que nós não podíamos falar muito, todo mundo tentava nos ajudar. Nós também usávamos nossos celulares frequentemente procurando qual palavra nós pretendíamos falar.
A diferença entre uma viagem e uma mudança é enorme! Tivemos que conhecer nosso novo bairro e cidade. Tivemos que criar novas rotinas. Tivemos que aprender a língua do nosso novo mundo também.
Que bom que nossa cidade tem uma escola que faz exatamente isso! Todos nós começamos às aulas na escola Bem Brasil. Nossos filhos tiveram algumas aulas para que eles pudessem iniciar suas escolas bem. Eu e a minha esposa tivemos aulas por quase dois anos para que nós pudéssemos trabalhar bem no Brasil por muito mais anos.
Minha primeira aula foi uma surpresa para mim quando nossa professora falou exclusivamente em português. Minha cabeça reconhecia uma palavra aqui e ali. Mas eventualmente a minha cabeça foi se abrindo. Eu podia entender frases, até conversações.
Eu podia falar em português também. Inicialmente eu não conhecia meus erros, mas isso mudou também. Eventualmente eu podia falar em português e reconhecia meus erros imediatamente depois de falar. Mas isso foi um progresso!
Agora eu devo concluir minhas aulas de português. Contudo, eu nunca pararei de aprender essa língua. Agradeço à escola Bem Brasil por toda a sua ajuda com minha mudança ao Brasil. Bem Brasil me deu o dom dos relacionamentos sem o qual eu nunca teria sido capaz de mudar e trabalhar aqui.